E você, viu a andorinha-azul?

A área de ocorrência da andorinha-azul é imensa. Ela ocorre em todo o Brasil, praticamente, menos no extremo sul do país. Manter olhos atentos em toda essa região é impossível! Por isso convidamos você a nos ajudar. Se vir uma andorinha-azul, observe seus movimentos, tome nota do local, veja quantos dias elas ficam na região e participe da nossa rede de avistamentos!


Onde compartilhar seus registros

Além de nos enviar seus registros, sugerimos que você também os publique em algum dos portais de ciência cidadã, para que a sua observação faça parte de bancos de dados utilizados por outros cientistas do mundo inteiro! 

Os dados submetidos nestas plataformas podem não só ser usados para compreendermos melhor o nosso planeta, mas também para construirmos políticas públicas para a conservação da natureza. 

Facebook

Nossa página do Facebook. Aqui você poderá receber nossas notícias e entrar em contato conosco

abrir em outra janela

Whatsapp

Temos um grupo no Whatsapp para observadores poderem compartilhar seus relatos

abrir em outra janela

WikiAves

O maior portal brasileiro de observação

abrir em outra janela

eBird

O portal internacional de ciência-cidadã

abrir em outra janela

Táxeus

Listas de espécies

abrir em outra janela

Observar e registrar

Um dos principais objetivos do nosso trabalho é criar uma rede de avistamentos da andorinha-azul. 

Observação de aves é uma excelente oportunidade de olhar para o mundo ao nosso redor de uma forma diferente, sair da rotina, praticar exercício físico e refletir sobre a vida. Você já experimentou? Saia para andar e veja quantos passarinhos compartilham a sua cidade com você!

Em suas caminhadas, sempre que vir uma dessas aves por aí, entre em contato conosco, submeta suas fotos em plataformas de observação de aves e participe! 

 

O que eu devo observar?

Identificação

O primeiro passo é identificar com segurança a espécie, o que nem sempre é tarefa fácil. 

Fizemos um pequeno guia de como distinguir a andorinha-azul das demais andorinhas que ocorrem aqui no Brasil. Dê uma olhada aqui. 

Local de pouso

 

Queríamos entender melhor os critérios que as andorinhas-azuis utilizam para escolher seus locais de dormitório. Para isso, pedimos algumas informações sobre o ponto onde elas pousam ao final do dia.

No nosso formulário, fornecemos três opções: árvores, fios ou outras construções. Marque a alternativa que indica onde estava a maioria do bando.  

Tamanho do bando

Contar andorinhas-azuis é tarefa para loucos! Se forem muitas, faça uma estimativa com base em uma foto de celular, por exemplo, 

Era um dormitório, ou apenas um bando em revoada?

Os dormitórios são pontos onde as andorinhas-azuis se agrupam em imensos bandos para passar a noite. Eles se formam ao final do dia, e se dispersam pela manhã. 

Geralmente os animais retornam ao mesmo dormitório por alguns dias, antes de continuarem sua viagem. Gostaríamos de entender isso melhor, por isso pedimos esta informação. 

Data e hora

Anote a data e a hora do seu registro! Essa informação será essencial para acompanharmos a grande viagem da andorinha-azul. 

Por onde andará a andorinha-azul?

Em todo o país são centenas de registros.  Participe você também desse esforço de conservação