Últimas notícias

Você pode acompanhar notícias sobre as andorinhas-azuis nas nossas redes sociais.

O Mistério das Andorinhas Desaparecidas

Maria Belotti

        Todos os anos, meio milhão de andorinhas-azuis se reúnem no mesmo local, no Lago Murray na Carolina do Sul, antes de iniciar a sua longa jornada de migração para o Brasil.

        Em 2014, algo estranho aconteceu. O jornalista da NPR, Adam Cole, foi até o lago para ver este fenômeno impressionante e… Não as encontrou! Para onde podem ter ido meio milhão de andorinhas-azuis? Como um bando tão grande de animais pode simplesmente sumir?

        Ele fez este vídeo contando a história, e nós traduzimos as legendas do YouTube para o português! Assista e descubra para onde foram as andorinhas desaparecidas.

 

 
 

 

Registro incrível de andorinhas-azuis anilhadas!

MARIA BELOTTI

        Algo simplesmente sensacional aconteceu: Luis Alberto, membro da nossa rede de avistamentos, fotografou, em Macaé, no Rio de Janeiro, duas andorinhas-azuis anilhadas, um macho e uma fêmea.

        O registro, feito em 01/01/2019, foi passando de mão em mão pelos nossos colaboradores até o Canadá, local onde descobrimos que as duas aves foram capturadas e receberam as anilhas.

         Esse achado tão raro está de acordo com a hipótese do nosso grupo de trabalho de que as andorinhas-azuis que vem para o sudeste do Brasil saem do Canadá, mas ainda precisamos de muitas outras evidências para confirmarmos isso.

        Faça parte da rede de avistamentos! Entre no grupo do WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/B6Bi1b5x1tdLybWCQmOvSp.

Leia mais

Ronaldo Rios

Ano Novo! Começam os registros em São Paulo

Maria Belotti

A rede de avistamentos do projeto fez o primeiro registro da andorinha-azul no estado de São Paulo! Ao mesmo tempo em que recebemos notícias de que algumas delas já estão retornando para a América do Norte, outras se aproximam do limite sul da sua grande viagem.
No rio Pardo, sobre a ponte que liga Jaborandi a Morro Agudo, @Ronaldo Rios ( http://instagram.com/ronaldo_eiru) fez a primeiro foto delas aqui no interior paulista da temporada.
Foram cerca de vinte indivíduos, no meio de um grupo de andorinhas-do-rio, andorinhas-pequenas-de-casa e andorinhas-de-bando.
Logo que viu o registro no Wikiaves, @João Vitor entrou em contato com a equipe do projeto. Estamos desde novembro nos preparando para a chegada delas em São Paulo.

Se vir alguma andorinha-azul, entre em contato conosco! Pode ser pelo Facebook ou pelo nosso WhatsApp: +55 11 94578-4318.

Leia mais