HISTÓRIA NATURAL

IDENTIFICAÇÃO

O que é uma espécie? O que é uma subespécie?

Espécies são organismos que têm os mesmos traços e podem se reproduzir para criar descendentes férteis. As subespécies são populações reconhecidas dentro de uma espécie, antes que elas sejam estudadas mais a fundo. Normalmente, vivem em áreas diferentes e podem ter adaptações distintas ao ambiente, como cor, padrão ou comportamento. Taxonomistas são cientistas que estudam esses padrões e decidem se as variações mostradas por diferentes populações são suficientes para, eventualmente, conceder-lhes o status de uma nova espécie.

Três subespécies de andorinhas-azuis são reconhecidas: andorinha-azul do leste (P. subis subis), andorinha-azul do oeste (P. subis arboricola) e andorinha-azul do deserto (P. subis hesperia). Embora sejam parecidas, cada subespécie tem características diferentes.

Cada subespécie de andorinha-azul tem comportamentos de nidificação diferentes, mas todas utilizam cavidades secundárias para construção do ninho - ou seja, elas não criam as cavidades para o ninho. Elas dependem especificamente de cavidades criadas por outros animais, como pica-paus. A andorinha-azul do leste depende de ninhos artificiais feitos pelo ser humano, a andorinha-azul do oeste depende de cavidades em árvores, e a andorinha-azul do deserto usa cavidades em saguaros e outros cactos gigantes.

Embora os machos pareçam muito semelhantes, as fêmeas têm uma aparência ligeiramente diferente entre as subespécies. Na subespécie do leste, elas têm a plumagem mais escura, enquanto a subespécie do deserto tem a plumagem mais clara.

As subespécies de andorinhas-azuis também têm tamanhos corporais diferentes. Em média, a subespécie do oeste tem o maior tamanho corporal e a do deserto é a menor.

DIETA

PUMA-Instagram (1080 × 1080 px) (15)

Andorinhas-azuis são insetívoras aéreas, o que significa que se alimentam de insetos enquanto voam. Eles se alimentam de uma variedade de insetos voadores, incluindo vespas e formigas aladas, e algumas abelhas; percevejos verdadeiros, moscas, besouros, mariposas e borboletas. Libélulas parecem ser suas presas favoritas para caçar.

Aqui estão algumas espécies comuns de insetos voadores no Deserto de Sonora que poderiam ser uma refeição para a andorinha-azul do deserto...

PUMA-Instagram (1080 × 1080 px) (10)

Borboleta-cauda-de-andorinha-gigante - Papilio cresphontes

A borboleta-cauda-de-andorinha-gigante é uma espécie de borboleta que é principalmente preta com manchas amarelas pálidas. Ocorre do sul do Canadá até o Caribe.

PUMA-Instagram (1080 × 1080 px) (11)

Dasher azul - Pachydiplax longipennis

A dasher azul é uma espécie de libélula que pode ser identificada por sua cor azul vibrante, olhos verdes metálicos e traços amarelos ao longo do tórax. Elas desenvolvem uma cor azul clara com a idade. Ocorre em todo Estados Unidos, em poucos lugares do México e do Canadá.

PUMA-Instagram (1080 × 1080 px) (12)

Gafanhoto-errante - Schistocerca nitens

O gafanhoto-errante é um gafanhoto grande, atingindo de 4 a 7 centímetros de comprimento. É principalmente marrom acinzentado e tem uma coloração manchada. Ocorre no México e no sul dos Estados Unidos.

PUMA-Instagram (1080 × 1080 px) (13)

Esfinge-rústica - Manduca rustica

A esfinge-rústica é uma espécie de mariposa. É branca e marrom-escuro e tem um padrão quadriculado com linhas ziguezague pretas e brancas. Ocorre do sul dos Estados Unidos até o Uruguai.

PUMA-Instagram (1080 × 1080 px) (14)

Libélula-listrada-flamejante - Libellula saturata

A libélula-listrada-flamejante é uma espécie de libélula que tem um corpo alaranjado escuro e manchas marrons nas asas. Estas libélulas variam de tamanho, mas geralmente têm entre 5 e 8 centímetros de comprimento. Ocorre na região oeste dos Estados Unidos.

COMPORTAMENTO

AMIGOS

As andorinhas-azuis do deserto não escavam os buracos para seus ninhos, elas dependem de 2 espécies de pica-paus para criar as cavidades. Estas 2 espécies de pica-paus criam um novo ninho a cada ano, então seu ninho antigo pode ser ocupado nos anos seguintes. Sem a ajuda deles, as andorinhas-azuis do deserto não teriam lugar para criar seus filhotes.

INIMIGOS

As andorinhas-azuis do deserto precisam ficar atentas a uma variedade de predadores. Alguns predadores visam especificamente os ninhos em busca de ovos e filhotes, enquanto predadores mais ágeis podem capturar adultos. Aqui estão alguns animais que podem transformar a andorinha-azul do deserto em uma refeição saborosa.

VIIZINHOS

As andorinhas-azuis do deserto não são as únicas que vivem dentro das cavidades dos saguaros. Um saguaro pode ter muitas cavidades diferentes que poderiam ser usadas por várias espécies ao mesmo tempo. Aqui estão alguns vizinhos que a andorinha-azul do deserto pode ter em um saguaro.