Conheça os parceiros do Projeto Andorinha-azul

O desafio de conservar uma espécie que utilizada um território tão extenso é enorme! Para isso, foi natural o surgimento de parcerias em diversos pontos da jornada da andorinha-azul pelo continente americano. 

PMCA

Associação de Conservação da Andorinha-azul

        A Associação de Conservação das andorinhas-azuis é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à mobilização de diversos setores da comunidade - desde os pesquisadores até os observadores de aves - em prol da conservação da andorinha-azul.

        É a principal organização de conservação desta espécie nos Estados Unidos, e responsável pela fabricação dos ninhos projetados especificamente para servir de abrigo às andorinhas-azuis durante a sua reprodução. Sua missão é disseminar o conhecimento sobre estas aves para que a população possa atuar ativamente na sua conservação, tendo em vista que a sua sobrevivência depende da ação humana.

Saiba mais

INPA

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

        O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) vem realizando estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento socioeconômico regional. Atualmente, o INPA é referência mundial em Biologia Tropical.

        Os primeiros anos do INPA foram caracterizados por pesquisas, levantamentos e inventários de fauna e de flora. Hoje, o desafio é expandir de forma sustentável o uso dos recursos naturais da Amazônia.

Saiba mais

Instituto Butantan

Instituto Butantan

        O Instituto Butantan é uma instituição de pesquisa com cerca de 120 anos de tradição no desenvolvimento e produção de soros e vacinas, e de pesquisa básica em diversas áreas relacionadas à saúde e biologia. Além disso, desde sua criação abriga uma rica coleção zoológica e desenvolve atividades culturais com o fim de aproximar o público do conhecimento desenvolvido pela instituição.

        Tendo como missão promover a saúde humana, o estudo da biodiversidade e sua conservação é um dos aspectos fundamentais das pesquisas que atualmente vem sendo desenvolvida na instituição, dentro do conceito de “One Health”. Entender a saúde de forma integrada, envolvendo não apenas os seres humanos mas o meio ambiente e os demais seres vivos, em uma abordagem multidisciplinar, é uma das linhas de atuação do Instituto.

Saiba mais

Universidade de Manitoba

Universidade de Manitoba

        A Universidade de Manitoba é uma instituição pública de ensino e pesquisa na cidade de Winnipeg, Canadá. Fundada em 1877, é uma das universidades mais importantes do oeste do Canadá, com mais de 100 programas de formação superior. A universidade tem uma forte comunidade de pesquisadores e funcionário de Povos Indígenas canadenses e uma de suas principais missões é fomentar o diálogo e a aproximação com as comunidades nativas americanas.

Saiba mais